30 de abril de 2009

Parnamirim SIM?


Fachada de luxo do Condomínio Buena Vista.


Fico a imaginar quem realmente administrava a CAERN na época que o Mauricio Marques era diretor? Mas como a Caern sempre foi omissa nestas coisas...

Pois é, o Rio Pitimbú, um dos rios que abastece a Lagoa do Jiqui e logicamente a cidade de Parnamirim está praticamente soterrado. E a prefeitura não está nem aí, com as próximas chuvas a cratera que se formou ao lado da BR 101 vai aumentar. Se o prefeito olhasse do seu lado direito no sentido de Natal, ele viria que a terra logo do lado do Condomínio Buena Vista está desabando e as águas da chuva vão levar toda essa areia, barro, pedra e todo tipo de lixo para o Rio Pitimbú.

A sorte é que o IBAMA e o Ministério Público tiveram ciência do resultado da perícia técnica determinada pelas juízas Ana Carolina Maranhão e Suiane de Castro Fonseca Medeiros e pararam as obras que estavam sendo feitas no local e apontaram pelo menos 14 impactos ambientais negativos e permanentes associados à implantação do “Condomínio Buena Vista”. Ele sabia o que estava acontecendo no terreno ao lado do rio.

Diminuição das taxas permeáveis do terreno, processos erosivos decorrentes das obras de terraplanagem e compactação do solo, descaracterização do relevo característico de cordão de dunas, ocorrência de erosão em dunas e assoreamento do Rio Pitimbú, sensação de aumento na temperatura, provocada pela remoção de cobertura vegetal, modificação da dinâmica dos ecossistemas locais, danos nas estruturas das residências adjacentes à área do condomínio, além do comprometimento do sistema de abastecimento de água do Município de Parnamirim, uma vez que o Rio Pitimbú abastece a Lagoa do Jiqui, um dos principais reservatórios para o abastecimento público de água.

Hoje a situação encontra-se em situação cada dia pior, pois com as chuvas as águas que descem pela BR 101 levam até as manilhas que faziam parte do escoamento da água da chuva foram levadas pelas águas para dentro do leito do rio. A água que sai da bueira sobre a BR 101, sai como se fosse uma nascente de água pois o rio foi completamente assoreado, as vegetações que não foram encobertas pela areia e o entulho estão cobertas de lixo. O muro do condomínio está quase caindo, o que acontecerá se chover mais em Parnamirim.

Vamos ver o que existe por trás deste descaso.



Vegetação cheia de lixo e o rio


O lixo está por todos os lugares


A parede vai cair com mais chuva

2 comentários:

  1. Não é só a sujeira do condomínio que afeta o rio abastecedor de água para consumo humano da capital,natal,há outro fator muito mais grave:A INASA,que mantém uma lagoa de captação de fluidos ácidos só de araque,está derramando milhões de metros cúblicos de soda cáustica,chumbo,mercúrio e outros metais pesados cancerígenos dentro do rio e fatais aos seres vivos..o crime hediondo é efetuado quase toda noite quando é feita sangria dos dejetos químicos daquela fábrica de papel,tudo lançado diretamente dentro do rio pitimbu,que conduz o veneno mortal para dentro da lagoa do jiqui...fala-se ate que autoridades de órgãos competentes como IDEMA,IBAMA,etc..estão sendo corrompidas e fazem vistas grossas deixando de averiguar o teor de poluição das águas lançadas pela INPASA DENTRO DO RIO PITIMBU...ISSO SIM É QUE É negligencia em PARNAMIRIM SIM...Por que a Promotoria do Meio Ambiente não faz uma inspeção à noite dentro da INPASA? daquelas tipo Flagrante? Por que a UFRN não é acionada para uma coleta surpresa das águas próximas à INPASA? Porque certamente ninguém cumpre seu dever como deveria..êta brasil velho corrupto..de autoridades omissas,submissas e subornadas..que vergonha!

    ResponderExcluir
  2. O descaso da Prefeitura esta relacionada na época da Administração do sem pescoço, me lembro muito bem que este empreendimento levou para a cidade de Lisboa em Portugal com todas as despesas pagas Secretários para o lançamento do condomínio, onde em dois dias foram vendidos 85% dos lotes com uma carta registada em cartório dando a legalidade do empreendimento pelo sem pescoço, foi o melhor final de semana dos matutos Parnamirinense, nunca beberam vinho Português legitimo e viajaram para o exterior tudo FREE.

    ResponderExcluir