Sobre a bola da FIFA, a coisa é ridícula. A bola oficial da África, a famosa Jabulani, é duramente criticadas por quase todos os pernas-de-pau, convocados pelo Dunga. Quando a pergunta é feita a KAKA, ele elogia a bola, e a imprensa diz que o cara é patrocinado pela fabricante da bola.
Vemos quase todos os dias, matérias mostrando as crianças africanas, fabricando suas bolas até, com camisinhas, enrolado pedaços de panos velhos plásticos, papel e todo tipo de material para baterem a sua bolinha lá na África do Sul. Enquanto isso a JABULANI, feita com toda tecnologia do século 21, é maltratada por um monte de pernas-de-pau.
Dos anos 50 pra cá, a bola de futebol teve grandes transformações. Ainda lembro a primeira bola de ‘couro’ que ganhei quando moleque, que tinha que passar sebo de carneiro pra bola não ressecar e não ficar oval.
Afinal uma bola, vai ser sempre uma bola. A intimidade com ela, só vai depender da categoria e o tratamento que cada ‘craque’ dê a ela, seja ela feita de camisinha e outros materiais, ou com tecnologia avançada. Alguém já ouviu alguma reclamação, em alguma época, com alguma bola de Pelé, Gerson, Romário, Ronaldinho, Maradona, ou qualquer craque no mundo?
O mesmo Luis Fabiano que critica a Jabulane, em uma propaganda da BRAHMA na qual deve ganhar uma boa grana ele chuta uma pedra e faz um golaço. Esses dias ele estreou uma “chuteira inteligente”, capaz de analisar o tamanho da grama de cada campo de futebol e ajustar, automaticamente, a altura das travas. Só posso dizer se essas chuteiras da NIKE são inteligentes, se elas puderem escolher quem as veste.
Nenhum comentário:
Postar um comentário